Textêis

1ª aula ( TECNOLOGIA ) - na primeira aula de têxteis começamos com a apresentação dos professores, e dos alunos/ turma ( caracterizando-a) . Falamos sobre as atitudes e valores, as regras de funcionamento. De seguida dizemos a chamada, e quando finalizada a professora mostrou-nos um trabalho de uma aula do 10ºano que usou três conceitos : " Apropriar-se" , " Performance " e " Orientação " .
Houve uma referência aos materiais que podem ser utilizados, mostrando assim exemplos de têxteis derivados, como por exemplo a bola de trapos, etc ( coisas abstractas que despertam sentimentos, sensações que ilustram os conceitos ) .
Fizemos a divisão da turma e referimos os materiais que seriam precisos na próxima aula : tesoura, agrafador, agulha de cozer e diário de projecto.
Os professores demonstraram-nos um power point acerca de têxteis (contextualização de Especialização em têxteis no curso de produção artística). Acções : Aplicar, Sobrepor, Revestir , Franzir, Pespontear, Stitch , Bordar , Colar , Engomar , Tingir , Reservar e Rasgar .
Por fim, a planificação :
1ª aula - aula sobre a cultura têxtil;
2ª aula - visita de estudo;
3ª aula - materiais, técnicas e equipamento;
4ª aula - explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e das técnica;
5ª aula - experimentação e desenvolvimento;
6ª aula - apresentação , discussão e avaliação.




1ª aula ( PROJECTO ) - os professores começaram por nos dizer as notas do módulo anterior e conversámos. De seguida passámos para a introdução do módulo 5 : TÊXTEIS . A professora leu-nos um excerto de Kafka e lançou-nos o desafio : " o fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se.... o que gostarias de contar a ti mesmo (a) sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos 30 anos tropeçados nas tuas memórias". Fizemos o nosso conceito e fizeram-nos uma pequena explicação. 


CONCEITO : Passados os anos e tempo, as memórias são grandes e eternas. Descobertas foram feitas como : " A vida é um desafio e tu tens de enfrenta-la ". Descobri dentro de mim coisas que demonstrei e enfrentei. Descobri o que é, ao que chamam " Amor", essa palavra que ninguém consegue descrever, esse pequeno enigma, descobri, senti e vivi... aliás vivo .
Lutei, chorei, beijei, cresci ... mas algo em mim não cresceu, a confiança não cresceu, o nível não é pouco elevado.
Mas uma coisa aprendi : O QUE MAIS PRECISAS ESTÁ MESMO HÁ TUA FRENTE, TU É QUE NÃO VÊS ! SE NÃO LUTARES POR AQUILO QUE MAIS QUERES, E SE NÃO O FIZERES O MAIS PRECISO QUE É " ACREDITAR" a tia vida pára.
Isto sou eu, algo que ainda não sei ser. 




  Relatório da 1ª aula de Tecnologia :
Nesta primeira aula de têxteis começamos com a apresentação dos professores e de seguida com a apresentação dos alunos/ turma ( caracterizando-a). Falámos também sobre as atitudes e valores, como por exemplo não interromper os professores, comportarmo-nos devidamente na aula, não estragar os materiais que nela se encontram, entre outras coisas e as regras de funcionamento.
De seguida fizemos a chamada, e quando finalizada a professora mostrou-nos um trabalho de uma aula do 10ºano que usou três conceitos : " Apropriar-se" , " Performance " e " Orientação " .
Houve uma referência aos materiais que podem ser utilizados, mostrando assim exemplos de têxteis derivados, como por exemplo a bola de trapos, etc. (coisas abstractas que despertam sentimentos, sensações que ilustram os conceitos).
Fizemos a divisão da turma (para que houvesse um melhor ambiente de trabalho e para que fosse mais fácil para os professores) e referimos os materiais que seriam precisos na próxima aula: tesoura, agrafador, agulha de cozer e diário de projecto.
Os professores demonstraram-nos um power point acerca de têxteis (contextualização de Especialização em têxteis no curso de produção artística). Acções : Aplicar, Sobrepor, Revestir, Franzir, Pespontear, Stitch , Bordar , Colar , Engomar , Tingir , Reservar e Rasgar .
Por fim, a planificação: 1ª aula - aula sobre a cultura têxtil; 2ª aula - visita de estudo; 3ª aula - materiais, técnicas e equipamento; 4ª aula - explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e das técnicas; 5ª aula - experimentação e desenvolvimento; 6ª aula - apresentação, discussão e avaliação.



2ª aula -  (TECNOLOGIA) - nesta segunda aula de tecnologia começamos com a concretização dos nossos estudos e objectos para o produto final, com a ajuda dos professores. Para os mesmo utilizamos vários materiais , como tecidos , linhas , plásticos, cola, tesoura, x-ato, entre outros. 

2ª aula - ( PROJECTO ) -  nesta segunda aula de projecto continuamos a nossa exploração de ideias, com aguadas, retálhos, linhas, agulhas, botões, entre outros materiais, sempre com a ajuda dos professores. Entretanto tivemos a visita da psicóloga que nos veio explicar o novo projecto da escola "BÓRA ESCOLHER" que consiste em demonstrações do 12º ano em todas as áreas, para que possa ajudar-nos a escolher a nossa área. Explicou-nos todos os pormenores.  


3ª aula - (TECNOLOGIA ) - nesta 3ª e última aula, finalizámos os nossos objectos têxteis, e passámos para tecido as nossas formas dos objectos com tinta. Para quem finalizasse o professor tirava fotos para serem avaliados. 


3ª aula - ( PROJECTO ) - nesta 3ª e última aula, terminámos as nossas explorações de ideias e o nosso módulo de têxteis. 
Fizemos também uma introdução ao último módulo.